quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Quem foi Luiz Vaz de Camões?

Luiz Vaz de Camões é considerado uma das maiores figuras da literatura portuguesa. Nasceu provavelmente em Lisboa, por volta de 1524 e pertenceu a uma família da pequena nobreza, de origem galega.
Este poeta do classicismo português possui obras que o coloca a altura dos grandes poetas do mundo. O seu poema épico “Os Lusíadas” divide-se em dez cantos repartidos em oitavas. Esta epopeia tem como tema os feitos dos portugueses: as suas conquistas e as suas descobertas. 
Tinha um estilo de vida boémio, pertenceu à Corte, viajou para o Oriente, esteve preso, passou por um naufrágio, foi também processado e terminou a sua vida em miséria.


O trabalho literário deixado pelo escritor é de inestimável valor literário. Ele escreveu poesias líricas e épicas, peças teatrais, sonetos que em sua maior parte são verdadeiras obras de arte. 
Criador da linguagem clássica portuguesa,  teve o seu reconhecimento e prestígio cada vez mais elevados a partir do século XVI. Faleceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1580. Os seus livros vendem milhares de exemplares actualmente, sendo que foram traduzidos para diversos idiomas (espanhol, inglês, francês, italiano, alemão entre outros). Os seus brilhantes versos continuam vivos em diversos filmes, músicas e roteiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário